Luiz Felix de Freitas

Luiz Felix de Freitas

Colaborador

Residente no Rio de Janeiro, nascido em fevereiro de 1959. Administrador de Empresas, com Pós Graduação em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação. Cursou, mas não concluiu, Engenharia Eletrônica e Filosofia, bem como Pós Graduação em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento.Sócio fundador da KOLME Desenvolvimento Empresarial. Professor da UNIABRAPP em cursos de extensão na área de Controles Internos, Gestão de Riscos e Compliance. Professor de curso de MBA promovido pela UNIABRAPP em parceria com o IBMEC na cadeira de Projeto Aplicado e orientador do TCC do mesmo curso. Professor de curso de extensão promovido pelo ICDS – Instituto Conect de Desenvolvimento Social, na área de Planejamento Estratégico, Governança, Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance. Atuou como professor de curso promovido pela UNIABRAPP na cadeira Conselheiro na Prática, no curso Exercício da Função Conselheiro. Atuou como professor das cadeiras de Controle de Gestão em MBA de Previdência Complementar e de Auditoria, Conformidade e Gestão de Riscos promovido pelo IDEAS – Instituto de  Desenvolvimento de Estudos Aplicados à Seguridade em parceria com o COPPE. Atuou também como professor da cadeira de Gestão de Compliance em Instituições Não Financeiras, em MBA de Controles Internos da Escola Trevisan de Negócios.  Exerceu tutoria das disciplinas Controles Internos e Auditoria no Programa de Formação da ABRAPP - Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar.  Membro da banca do Selo de Autorregulação do ICSS/ABRAPP. Membro e ex-coordenador da Comissão Especial de Governança Corporativa, Compliance e Integridade do CRA RJ – Conselho Regional de Administração. Profissional certificado pelo ICSS na ênfase Administração, associado ao IBGC e ao IC-Rio (Instituto Compliance Rio) Desempenhou função de Relator de Banca Examinadora do ICSS – Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social, onde também atua como Consultor. Ministrou palestras nos seguintes fundos de pensão: FUNDAÇÃO REAL GRANDEZA, INFRAPREV, BRASLIGHT, FAELBA, FASERN, FUNDAÇÃO ECOS, FUNDAÇÃO TCHÊ e PREVDATA, entre outras. Coordenou as Comissões Técnicas de Qualidade  (2000 a 2003) e de Controles Internos (2005/2008) da ABRAPP. Participou da Equipe que instituiu o Prêmio Nacional ABRAPP de Qualidade, vinculado à Fundação  Nacional da Qualidade. Atuou como membro titular do Conselho de Administração das Forjas Taurus S/A e do Conselho Fiscal da CONTAX e como membro suplente do  Conselho de Administração da VALE e da VALEPAR.

O Instituto

Acompanhe as principais e mais recentes
informações sobre previdência
complementar e saúde suplementar

Instituto de Previdência Complementar e Saúde Suplementar (IPCOM)

O Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar (IPCOM) é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter científico, criada com a finalidade de promover o debate sobre os sistemas de previdência complementar e saúde suplementar.

O processo de envelhecimento da população brasileira, aliado à queda das taxas de natalidade, tem pressionado cada vez mais as finanças públicas no sentido de promover condições mínimas de dignidade para os cidadãos mais necessitados, especialmente para as pessoas em idade avançada.

Nesse cenário, a previdência complementar e a saúde suplementar visam oferecer proteção para além do mínimo oferecido pelo Estado, possibilitando a manutenção do padrão de consumo do trabalhador ao longo de toda sua vida.

O IPCOM reúne especialistas da área jurídica, economistas, atuários, profissionais da área de investimentos, entre outros, com a finalidade de buscar o desenvolvimento e o fortalecimento desses sistemas, com visão interdisciplinar, posicionando-se de forma técnica e independente sobre essa temática.

Quem Somos

O IPCOM é formado por profissionais dedicados ao exercício do Direito e à pesquisa científica na área. Confira O quadro de nossa Diretoria e Conselho Deliberativo: