José Roberto Ferreira

José Roberto Ferreira

Colaborador

Economista e Sócio-Diretor da Rodarte Nogueira & Ferreira. Ex-Diretor-Superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), onde também respondeu pela Diretoria de Análise Técnica, Chefia de Gabinete e Coordenação Geral de Patrimônio e Logística. Ex-dirigente da BB Previdência (Fundo de Pensão Banco do Brasil), onde exerceu as funções de Diretor Administrativo, Diretor de Área, Diretor de Benefícios e Diretor de Investimentos. Funcionário aposentado do Banco do Brasil S.A., onde atuou na função de Gerente Executivo junto a Regimes Próprios de Previdência Social de Estados e Municípios. Atua no mercado de seguridade desde 1994 e possui especialização acadêmica em Finanças Corporativas, Gestão Avançada de Negócios e Controles Internos. É mestre em gestão de fundos de pensão pela Universidade de Alcalá (Madri - Espanha) e professor da Fundação Getúlio Vargas no MBA Executivo em Economia e Gestão: Previdência Complementar; do Instituto Latino-Americano de Direito Social (IDS) no Curso de Atualização em Previdência Complementar; e da Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp).rn

O Instituto

Acompanhe as principais e mais recentes
informações sobre previdência
complementar e saúde suplementar

Instituto de Previdência Complementar e Saúde Suplementar (IPCOM)

O Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar (IPCOM) é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter científico, criada com a finalidade de promover o debate sobre os sistemas de previdência complementar e saúde suplementar.

O processo de envelhecimento da população brasileira, aliado à queda das taxas de natalidade, tem pressionado cada vez mais as finanças públicas no sentido de promover condições mínimas de dignidade para os cidadãos mais necessitados, especialmente para as pessoas em idade avançada.

Nesse cenário, a previdência complementar e a saúde suplementar visam oferecer proteção para além do mínimo oferecido pelo Estado, possibilitando a manutenção do padrão de consumo do trabalhador ao longo de toda sua vida.

O IPCOM reúne especialistas da área jurídica, economistas, atuários, profissionais da área de investimentos, entre outros, com a finalidade de buscar o desenvolvimento e o fortalecimento desses sistemas, com visão interdisciplinar, posicionando-se de forma técnica e independente sobre essa temática.